Resenha Sobre O Neoliberalismo Sob O Olhar Da Psicanalise E Do Direito E O Hiato
O neoliberalismo sob o olhar da Psicanálise e do Direito e Hiato.
O neoliberalismo sob o olhar da Psicanálise e do Direito
A doutrina do Liberalismo surgiu no século XVII, como alternativa para libertar os cidadãos da opressão de monarquias totalitárias que não separavam Estado de religião. Era uma reinvenção da cidadania. No século XX, nos deparamos com um chamado NEOliberalismo, que pouco se assemelha ao original. Nesta entrevista, o psicanalista Agostinho Ramalho Marques Neto analisa o tema sob uma ótica multidisciplinar, misturando Psicanálise, Direito, Economia e Política. Ele é membro do Núcleo de Direito e Psicanálise da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
No documentário o professor Agostinho Ramalho começa explicando o chamado tripé do neoliberalismo: Desigualdade, competição e eficiência. “Uma saudável desigualdade é propicia a uma sociedade capitalista, pois favorece a competição.“ A desigualdade seria um pressuposto de uma nova ordem capitalista articulada com eficiência. Ela favorece a competição eficiente. Na visão neoliberal a competição é a lei, ocorrendo uma exclusão necessária, se tornando preciso uma competição eficiente. A eficiência técnica está articulada e a serviço da competição é preciso vencer a competição. Resultando numa sociedade de vencedores, sempre minoria, perdedores, sempre maioria e aqueles que não chegam nem a ser perdedores, os excluídos.
Hoje, temos uma grande massa de excluídos e uma massa de incluídos. Onde os excluídos não chegam nem a ser oprimidos, pois ser oprimido é uma forma de inclusão. Segundo Agostinho “já são privilegiados pelo fato de serem oprimidos... é como se dissessem, me oprimam, por favor, contanto que me consiga um lugar que me garanta pelo menos a minha colocação na sociedade e condições mínimas da minha sobrevivência.” Isso mostra que mesmo dentro do