Resenha sobre o livro How Languages are Learned
LIGHTBOWN, Patsy M. & SPADA, Nina. How Languages are Learned. Oxford:Oxford University Press, 1993.
_____As pessoas têm maneiras diferentes de aprender um idioma. O livro How Languages are Learned, escrito por Lightbown e Spada no ano de 1993, relata teorias da aquisição de linguagem, sendo as principais a behaviorista, inatista e interacionista. A teoria Behaviorista concentra seu foco na repetição, aplicada na maioria dos métodos de aquisição de uma segunda língua. Noam Chomsky, por sua vez, acredita na aquisição inatista, isto é, que todas as crianças nascem biologicamente preparadas para aprender, mas cada um tem própria sua maneira de facilitar o aprendizado. Na aquisição interacionista é preciso que as crianças aprendam a falar em diferentes contextos, interagindo sobre diversos assuntos.
_____Aprender uma segunda língua é diferente para adultos e crianças. As crianças tem facilidade em aprender de forma informal, e adultos aprendem melhor de maneira formal. Aprendizes adultos de uma segunda língua podem ter sucesso na aquisição da segunda, mas quando jovens a facilidade de adquirir uma nova língua é maior. Uma explicação para essa diferença é que há um momento no desenvolvimento humano quando o cérebro está mais pré-disposto para o sucesso na aprendizagem de línguas, e as mudanças no desenvolvimento do cérebro alteram a natureza de aquisição de segunda língua.
_____Um dos problemas na aquisição é quando a aprendizagem é afetada pelo chamado filtro afetivo, que é quando o aluno apresenta comportamentos como irritação, tédio, ansiedade ou está tenso por algum motivo, perdendo o foco na aula e as informações recebidas não são aproveitadas.
_____As etapas para a aprendizagem de uma primeira e uma segunda língua são as mesmas, mas cada aluno tem um modo particular de aprender línguas. Aprender uma segunda língua é mais fácil quando a aquisição é natural, e é possível transformar a sala de