Resenha sobre o filme revuloção dos bichos
1118 palavras
5 páginas
FACULDADE DE EDUCAÇÃODEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Disciplina: Sociologia da Educação I
Docente: Profª. Drª. Kimi Tomizaki
Aluno: Adalberto Siqueira Figueredo
Publicado inicialmente em 1945, o livro “A revolução dos bichos” de George Orwell, pseudônimo usado pelo escritor Eric Arthur Blair, serviu de base à produção cinematográfica, de mesmo nome, do diretor John Stephenson. Assim como o livro, o filme representa uma severa critica ao modelo de socialismo implantado pela ditadura stalinista na antiga União Soviética ao longo das primeiras décadas do século XX. Ao compor esta obra literária, George Orwell, adepto de concepções anarquistas, deixa evidente sua critica a qualquer tipo de totalitarismo imposto por um governo estatal, sobretudo aquele desenvolvido por Stalin, fato que torna indispensável a associação do enredo e dos personagens desta obra com uma alusão a Revolução Russa.
O enredo da história tem início em um ideal de um velho porco, o Major, que se constituía na construção de uma comunidade, governada por animais, em que estes não fossem mais oprimidos pelos humanos. Por meio de uma oratória firme e de um alto poder de convencimento, o Major passa a organizar uma reunião entre os animais num estaleiro, pregando lemas voltados à igualdade entre todos os animais e a uma vida sem a tirania dos humanos. Entretanto, após alguns dias desta reunião o Major falece, deixando a tarefa de organizar a Revolução aos seus ímpares porcos Napoleão e Bola de Neve, o primeiro nutria de um prestigio maior perante o restante dos animais, enquanto que o segundo de uma simpatia e de um alto poder de convencimento.
Assim, num primeiro momento, guiados pelos porcos Napoleão e Bola de Neve os animais começam a se articular contra os maus tratos impostos pelos humanos, até quem conseguem implantar a rebelião, expulsando os humanos da fazenda e tomando o poder sobre a mesma. A revolta dos animais eclode com a constituição de um novo modelo de