resenha sobre o atomo
Resenha descritiva apresentada na disciplina de Química Geral do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Tocantins.
Professor:
Palmas, junho de 2014
O átomo
O capítulo aborda a composição do átomo, suas características, tais como os métodos utilizado para se chegar a essas conclusões. Nele são apresentados características dos átomos, como massa, carga, volume e componentes, esses dados são conclusões tiradas a partir de cálculos e experiências, já que, não é possível fotografar um átomo e estuda-lo com exatidão.
O átomo é a partícula formadora da matéria. Ele é dividido em núcleo e eletrosfera, sendo o núcleo extremamente pequeno, quando comparado à eletrosfera. Graças a isso e ao princípio da incerteza, torna-se impossível ilustrar um átomo mantendo proporcionalidade entre suas estruturas.
O elétron é uma partícula negativa que se encontra nas orbitais dos átomos, sua massa é insignificante quando comparada à massa de um próton ou de um nêutron. O núcleo do átomo é formado por três partículas os prótons, os nêutrons e os píons, sendo os prótons positivos, os nêutron neutros e os píons com função estrutural. Devido às cargas das partículas, uma força eletromagnética que mantem os elétrons em suas órbitas.
Já que, não é possível fotografar um átomo e obtermos uma imagem clara. Os físicos trabalham com arranjos de diferentes modelos, que sugerem as possíveis distribuições das partículas no átomo. Enquanto um modelo poderia sugerir que os elétrons movem-se de forma randômica dentro do volume do átomo, outro, que os elétrons estariam em orbitas e que os prótons estariam agrupados no centro. Para confirmar o modelo que está correto, é necessário fazer experimentos que o comprovem. Ao bombardear-se com raios positivos um átomo, há grandes deflexões dos raios e não há absorção. Neste caso comprova-se o segundo modelo, já que, o núcleo positivo desviaria os raios por repulsão para todas