Uma introdução ao átomo
UFT – CAMPUS PALMAS
RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: “UMA INTRODUÇÃO AO ÁTOMO”
ALUNA: ANA PAULA GOMES DE MATOS
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
UMA INTRODUÇÃO AO ÁTOMO
O átomo é formado por duas partes, o núcleo o qual apresenta pouca extensão, e um número de elétrons que movimentam-se em órbita ao redor do núcleo, porém bem distante dele.
A imagem tradicional do átomo que é repassada aos alunos do ensino médio apresenta algumas desconformidades com a “realidade”, como por exemplo a exposição do tamanho do núcleo que na verdade é quase dez mil vezes menor, e a exemplificação de que os elétrons giram em órbitas precisas, pois se isto fosse verídico facilmente localizaríamos suas posições e conseguiríamos calcular com precisão seus momentos.
É relevante mencionar que as “reais” imagens construídas dos átomos foram baseadas em formas calculadas e que os físicos em seus experimentos não foram capazes de vê-los claramente, por isso não é possível saber se as formas estão certas, porém, quando as medidas são feitas as predições mostram-se precisamente corretas o que aumenta a credibilidade das informações.
O núcleo que compõem o átomo é feito por três tipos diferentes de partículas elementares: prótons, nêutrons e píons. Os prótons apresentam carga positiva e assim como os nêutrons possuem massa maior que a dos elétrons, já os píons são responsáveis por segurar os prótons e os nêutrons juntos no núcleo. No caso dos elétrons – que também compõem o átomo -, estes possuem carga elétrica negativa e são partículas elementares muito pequenas. De forma geral o átomo é eletricamente neutro, por isso deve haver um certo equilíbrio entre o número de prótons e elétrons, já que as cargas destes são responsáveis pela força de atração entre os elétrons e o núcleo, proporcionando então que os elétrons permaneçam em suas órbitas.
Algumas das coisas que são entendidas ligadas à estrutura do átomo ocorre por meio do uso de