Resenha sobre a música codinome beija-flor
UNIVERCIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÃNCIA – DEPEAD
Resenha e Resumo Sobre a Música Codinome Beija-Flor
Trabalho apresentado pela aluna Cicera Maria Ferreira de Freitas, na disciplina Metodologia Científica, para obter nota, conforme requisitado pelo professor Gilmar.
Palmeira dos Índios
2012
Resenha Sobre a Música Codinome Beija-Flor
Codinome Beija-Flor é uma das mais lindas composições de cazuza, logo no primeiro verso temos “Pra que mentir/ Fingir que perdoou/ tentar ficar amigos sem rancor”, vejo então que a música já começa sendo assim relacionada a uma separação, em um relacionamento amoroso por causa de uma traição, por ser algo bastante dolorido para ele não conseguir perdoar.
No seguinte verso: “A emoção acabou que coincidência é o amor/ A nossa música nunca mais tocou”, ele está sendo irônico, pois não há coincidências, por que o amor acabou não existe mais musica, não existe mais emoção. O titulo parece algo como sendo o codinome o sentimento fingido da outra pessoa, e o beija-flor que tira o mel da flor pouco a pouco, gota em gota.
O nome beija-flor aparece em primeiro com letra minúscula, depois com letra maiúscula, no primeiro caso começo analisar e chego a concluir que se refere ao pássaro, na imagem criada pelo poeta; no segundo, já é o codinome e como tal, vem grafada corretamente com letra maiúscula.
Em “segredos de liquidificador”, os segredos a meu ver são intensamente processados, pensados, misturados com muitos sentimentos, se pensarmos na função do liquidificador. Já quando observamos o barulho que ele faz, podemos entender esse contexto como segredos que incomodam.
Os versos “Você sonhava acordada/ um jeito de não sentir dor”. Expressa a fuga provocada pela dor. E também poderia representar alguém que não tinha sentimentos verdadeiros por outra pessoa mais continuava com ela pelo o que ela tinha de bom, a oferecer. Em proteger seu