Resenha Sobre A Confer Ncia XXVII Fichamento II
909 palavras
4 páginas
Resenha sobre a Conferência XXVIIA transferência
Na conferência XXVII sobre “A transferência” Freud inicia sua fala dizendo sobre os motivos que se pode levar em consideração no adoecimento de um indivíduo. Dentre os fatores, são apontados dois seguimentos fundamentais: O primeiro seria a disposição hereditária, a qual é necessária o médico renunciar sobre o assunto afirmando que não há possibilidade de modificar-se o quadro da hereditariedade, mas, afirma que a genética tem sua devida importância no tratamento analítico. Já o segundo, são as experiências vividas na infância, que por sua vez, são fundamentais para a psicanálise.
Assim, Freud explica que não deseja que o médico encontre soluções para as angustias seus pacientes, e sim, que possam compreendê-los dentro de sua função para com seu paciente. Com isso, questiona também que até as influências das regras da sociedade não podem ser levadas para o tratamento, bem como crenças morais do próprio médico e que esse também não utilize de conselhos e orientação no tratamento, pois essa não é sua função.
Com a possibilidade de esclarecer a condução do tratamento e a influência do médico será utilizado a neurose. A estrutura psíquica neurótica possui dois impulsos mentais que a permeiam, o impulso libidinal e a repressão sexual. Assim, o médico deve conduzir o tratamento de uma maneira que um dos dois não se destacar. Deve-se então caminhar para que os dois impulsos se encontre no mesmo nível, permitindo que o paciente tome suas próprias decisões.
Umas das explicações fundamentais que aparece nesta Conferencia é que o médico deve ter um olhar que único para cada individuo, não competindo ao médico impor sua vontade. Sua função é apenas a de levar o que está no inconsciente para o consciente do paciente, de uma forma que suspenda as repressões e remove-se a precondição das formações dos sintomas. Sendo denominado de modificação psíquica.
Para o inconsciente tornar-se consciente é necessário optar pelo