Resenha Sobre Taylor
Diante da necessidade de aumentar a produtividade e ao mesmo tempo aumentar a satisfação do trabalhador, após estudos, em 1911, Taylor publicou o livro Princípios de Administração Cientifica no qual propôs métodos de trabalho objetivando aumentar a eficiência da produção. Não só Taylor abordou sobre a Administração Científica, porém ele foi o protagonista, que mais difundiu esse método que também é chamado Taylorismo. E do que se trata esse método abordado por Taylor? Ele obteve êxito nas suas proposições?
A administração científica teve seu inicio nos EUA, e enquanto esta já estava consolidada há muito tempo por lá, Silva (1987) aborda que o Taylorismo no Brasil, se difundiu somente na Era Vargas na década de 30, de forma tardia, quando o país se tornou industrializado. O Brasil importou uma forma de produzir e organizar a indústria que hoje pode ser considerado um movimento mundial que configura a grande indústria.
Na perspectiva do Taylorismo todo setor da indústria deveria se basear na gestão do controle do operário, na supervisão, nos procedimentos padrões, na racionalidade e na maneira de fazer as coisas de acordo com um método científico. Os princípios da administração cientifica se baseiam em primeiro isolar a tarefa, depois selecionar um trabalhador modelo, estudar e cronometrar os movimentos exatos desse trabalhador, redesenhar o trabalho, eliminando movimentos desnecessários e por fim é feito o treinamento do trabalhadores quanto ao modo melhor e mais eficiente de desempenhar essa tarefa.
Taylor afirmava que a administração científica, resultaria em menor esforço físico e, portanto maior satisfação do operário. Os diretores aceitaram essa proposta e muitos a adotaram, no entanto, os trabalhadores reagiram de forma diferente. Apesar de produzirem de forma mais ágil não recebiam o proporcional por terem aumentado sua produção. Esse desacordo pode ser comprovado através do filme A Classe Operária Vai ao Paraíso (1971). O