Resenha sobre gestão e recursos de materiais
470 palavras
2 páginas
Primeiramente o que pude entender sobre a processo da rede farmacêutica foi de que eles realmente aprimoraram e conseguiram melhor o seu processo em diversas fases , hoje, existem farmácias que funcionam 24 horas por dia, a grande maioria com fácil aceso aos medicamentos, caixas sincronizados, softwares muitos sofisticados, etc. A figura 1 do texto nos mostra como as farmácias independentes podem comprar diretamente dos fabricantes e com isso, fazem com que o produto final chegue ao consumidor de maneira mais rápida, mas também vale lembrar que muitas farmácias compram através de distribuidores dos fabricantes, os caixas já fazem a baixa automática nos estoques e faturamento. Outra grande melhoria foi a aquisição semanalmente ou bissemanalmente de produtos para o reabastecimento mais rápido dos estoques, de acordo com o sistema de estoque máximo e níveis de segurança (Gráfico dente de serra, conforme falamos em sala de aula) para que elas possam estar “cobertas” quanto a um possível atraso dos medicamentos.
Os depósitos dos centrais das farmácias são modernos, rápidos e minimizam custos, as entregas são realizadas em grande parte a noite, por motivos de trânsito, isso faz com que a entrega dos produtos sejam mais rápidas (tento em vista que com o trânsito de hoje em dia, é inviável operar a entrega somente durante o dia), um bom exemplo disso é a empresa Galenica, que possui 150 vans e consegue atender a reposição de produtos dos seus clientes em 12 horas.
Infelizmente pude perceber que ainda não encontraram a melhor maneira para realizar a previsão de demanda, o que ao meu ver, é o processo mais importante para podermos realizar um perfeito “just in time”. Conforme podemos perceber um desencontro natural entre os subsistemas de compras e vendas¹, tudo isso pode ser justificado por uma simples falta de comunicação, vamos analisar mais detalhadamente. Esse problema poderia ser solucionado ou parcialmente resolvido se as empresas, percebendo a falta de