Resenha sobre filme A Rede Social
A REDE SOCIAL
Diretor (David Fincher)
Disciplina: Fundamentos da Gestão Financeira
Professor:
Aluno:
INTRODUÇÃO:
O filme baseia-se na história real da criação da rede social mais acessada no mundo inteiro, o Facebock, bem como fala sobre amizade, traições e de muitos bilhões de dólares.
PRINCIPAIS PERSONAGENS:
Mark Zuckerberg , norte americano - Fundador do Facebook.
Eduardo Saverin, brasileiro – Cofundador do Facebook.
Sean Parker, norte americano – Fundador da Napster.
TEMA: A parte financeira é muito importante, já que norteia o filme do início ao fim, porque toda movimentação do filme gira em torno de uma questão judicial. Pode-se dizer que o diretor financeiro (Eduardo), buscou incessantemente investimentos para a Empresa, pois acreditava que a mesma deveria visar lucros. Em contrapartida, o criador intelectual da Empresa (Mark), achava inicialmente que deveriam aguardar para ver como se comportaria a rede social. Nesse meio tempo, o personagem co-fundador da empresa Napster, conseguiu trazer um investidor (Peter Thiel) que injetou no Facebook, meio milhão de dólares, tornando-se assim detentor de 10%, a partir desse fato, Mark, depois de trair seu amigo Eduardo (que provavelmente já havia traído na questão do mal trato ao “frango”), lhe tirando quase toda sua participação que lhe cabia na Empresa, de 30% deixando-lhe apenas com 0,03%, a diferença do percentual Mark converteu em ações disponibilizadas para venda que geraram milhões de dólares.
OPINIÃO PESSOAL:
Foi destacado visivelmente duas maneiras de crescimento de capital, uma quando o diretor financeiro Eduardo buscava patrocinadores e investidores de comerciais para venda de espaço no site. Eduardo pensava no crescimento da empresa juntamente com seus investidores. Já o criador Mark, tinha outro pensamento, expandir a empresa primeiramente na mídia, tornando-se assim mais conhecida e famosa, almejando investidores com mais capital