Resenha rugas e pneuzinhos que mal tem?

922 palavras 4 páginas
Rugas e pneuzinhos, que mal tem?
O discurso da beleza fora dos padrões na publicidade.

Autora: Nadezhda Bezerra Batista

Resumo

O presente artigo tem o intuito de mostrar, através da apresentação de anúncios das empresas de cosméticos Natura e Dove que o discurso publicitário reflete e refrata a sociedade em que esta inserido para se tornar ainda mais sedutor e mais afinado com seu público-alvo. A partir de seus anúncios veiculados nas décadas de 90 (Natura) e 2000 (Dove), cada empresa, a seu tempo, se mostra em sintonia com os anseios de suas consumidoras, abrindo caminho para uma valorização e fidelização às suas marcas. Para atingirmos nosso objetivo nos fundamentaremos nas reflexões de Mikhail Bakhtin e Norman Fairclough.

Nathália Tavares de Jesus
RA: A47EAC-0

O presente artigo relata, através de apresentação de anúncios de duas grandes empresas de cosméticos, Natura e Dove, que o discurso publicitário reflete e refrata a sociedade em que se está inserido para se tornar ainda mais sedutor e convincente para o seu público-alvo: as mulheres da classe média. A publicidade e vendas desses produtos tem o intuito de convencer as mulheres que o seu uso lhe trará resultados em questão a sua estética e bem estar. Porém, diferentes de outros tipos de empresas de cosméticos, essas empresas modificaram a publicidade de seus produtos, pois notaram as frustrações das mulheres que não atingem o grau de beleza solicitada pela sociedade e fizeram assim, propagandas dos seus produtos voltados a aquelas que não atendem a esses padrões estéticos aceitos pela sociedade.

Os anúncios permitem traçar um perfil e de reconstruir uma identidade.
Segundo Gracioso (2001) a propaganda é o espelho da sociedade nos dias atuais, pois ela reflete atitudes e comportamentos da sociedade e seu papel é influenciar consumidores a adquirir produtos que prometem milagres estéticos.
A publicidade é a principal ferramenta utilizada

Relacionados

  • A Visita Cruel Do Tempo Jennifer Egan
    87485 palavras | 350 páginas