resenha richilieu

1820 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

RESENHA:
Da universalidade ao equilíbrio

Resenha apresentada à disciplina de
História das Relações Internacionais
Ministrada pelo professor
Demetrius C. Pereira
Aluna: Juliana Santos Abrahão

Curitiba
2003
Da universalidade ao equilíbrio

O sistema europeu de equilíbrio de poder surgiu no século XVII, onde o Sacro Imperador Romano reinava desde os estados feudais até o norte da Itália.
O Sacro Imperador nunca conseguiu ter controle total da Europa, por motivos de comunicação e transporte e ainda por separar o governo da Igreja. França, Inglaterra e Espanha não reconheceram o Sacro Império Romano.
O Imperador Carlos V refez sua autoridade e surgiu a possibilidade de se criar um Império Europeu central. O papado era visto como um rival para Sacro Império, ele estava enfraquecido pela reforma e com isso os imperadores viram uma possibilidade de serem tidos como representantes de Deus, mas com o tempo eles passaram a ser vistos como tiranos longe de ser um representante de Deus.
Com a Reforma os príncipes rebeldes tiveram maior liberdade de ação, religiosa e política. Foi com a ruptura dos príncipes com Roma que se dificultou à universalidade religiosa.
Com a unidade de poder em decadência os novos estados da Europa precisavam de um novo conceito de poder, foi então que descobriram a raison d’état e o equilíbrio de poder.
A raison d’état estabelecia que para o bem do estado não importava os meios utilizados e o equilíbrio de poder defendia que cada estado deveria cuidar de seus interesses e não mais ter um monarca universal.
Este novo conceito de poder surgiu na França, a qual tinha grandes interesses que o Sacro Império não desse certo.
Richelieu, cardeal francês, foi o pai do moderno sistema de estados, criou o conceito de raison d’état, fez com que este conceito fosse praticado e o ajudou a substituir o conceito medieval de valores

Relacionados

  • Kant
    126273 palavras | 506 páginas