Resenha: "Quem mexeu no meu queijo"
JOHNSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo?. 83ª Ed. Revista e Ampliada. Rio de Janeiro: Editora Record. 2013.
Resenhado por: Vanessa Alves Nunes1
Spencer Johnson é um escritor estadunidense. Nasceu em Dakota do Sul e formou-se em psicologia pela Universidade da Califórnia em 1963. É autor de livros que foram sucesso de vendas no mundo, que ajudaram muitas pessoas a descobrir os caminhos que contribuíam para ter suas vidas bem sucedidas. Ele é o criador e coautor de “O gerente-minuto”. Possui mais de onze milhões de cópias de seus livros publicados em vinte e seis idiomas.
“Quem mexeu no meu queijo?” é a história de quatro personagens: dois ratos (Hem e Haw) e dois homenzinhos (Sniff e Scurry) que são do mesmo tamanho dos ratos. Ambos vivem em um labirinto sempre a procura por queijo, ao qual os satisfazem e os deixam felizes. Mas são surpreendidos com as mudanças que aparecem no decorrer de suas jornadas.
Sniff e Scurry com seus extintos aguçados faziam o que os ratos costumam fazer, que é procurar por queijo. Já Hem e Haw acreditavam muito em suas crenças e achavam que com isso iriam ser bem sucedidos. Os quatro todos os dias iam em busca de queijo pelo labirinto. Em certo dia ambos acharam o Posto C que, por sua vez, estava cheio de queijo. Hem e Haw se maravilharam com o que estavam vendo, e logo pensaram que havia queijo suficiente, para sempre.
Todos os dias, tanto os ratos como os homenzinhos, iam ao Posto C para comer queijo. Hem e Haw não percebiam as mudanças que estavam ocorrendo. Já Sniff e Scurry estavam cientes do que estava acontecendo. O queijo diminuía com o passar dos dias. Em certo dia Sniff e Scurry foram ao Posto C, bem cedo, como já era de costume e repararam que o queijo havia acabado. Eles não ficaram surpresos, logo foram em busca de um novo queijo. Quando Hem e Haw foram ao Posto C e se depararam com o posto vazio, se desesperaram, pensando quem havia mexido no queijo, que achavam que era deles.
Ficaram um bom