Resenha Politicas De Saude
POLO UNIVERSITARIO DE RIO DAS OSTRAS - PURO
INSTITUTO DE HUMANIDADES E SAÚDE - IHS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
PROFESSORA: DANIELA BURSZTYN
Resenha do texto: Clínica ampliada e Paidéia
Por: Antonia Araujo
Rio das Ostras
2014
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais ideias dos textos “A Clínica do Sujeito: por uma clínica reformulada e ampliada” e “Reflexões sobre a clínica ampliada em equipes de saúde da família” com a finalidade de entender novos modos de saber-fazer saúde com foco no serviço público.
Palavras-chaves: saúde; clínica; sujeito.
A CLÍNICA DO SUJEITO
Na história da psiquiatria e do percurso da clínica, Franco Basaglia teve grande importância no que concerne o entendimento das práticas de saúde devido as suas contribuições ao repensar os modelos de psiquiatria da época (por vota de 1960) e propor uma reforma psiquiátrica que não só transformaria a assistência psiquiátrica mas também atingiria o vínculo entre sociedade e doentes. Basaglia foi influenciado pelas contribuições de Antonio Gramsci que o ajudou a pensar a possibilidade de inventar algo que pudesse transformar os cenários estruturais reconhecendo o potencial criativo advindo dos grupos e dos indivíduos. No entanto, Gramsci se tornou insuficiente na medida em que não elaborou de fato uma Teoria sobre o Sujeito que fosse capaz de produzir Sujeitos autônomos, agentes de mudanças e contrários a produção da submissão.
Sendo assim, Basaglia se voltou para Sartre que atribuía ao sujeito toda a responsabilidade pela construção do seu meio. Ou seja, o sujeito seria onipotente, capaz de agir sobre o mundo sem que o mesmo o influenciasse. Com isso foi possível esboçar alguma Teoria que repensasse grupos de sujeitos que pudessem lidar com o seu meio de forma livre construindo algo novo que fortalecesse modos de conviver mais justos. E no contexto destes discursos a clínica