Resenha paixão india
Resenha:
Paixão Índia
Caroline Patrevita
São Paulo
2012
RESENHA:
Paixão Índia – Javier Moro
Paixão Indía, é um livro do autor Javier Moro, baseado em uma história verídica, contada como romance entre um rico Marajá e uma dançarina espanhola de origem humilde.
Jagatjit Singh é um homem dividido entre o Oriente tradicional e o Ocidente moderno. Em uma de suas viagens à Europa conhece Anita Delgado, uma jovem dançarina espanhola de origem humilde, se apaixonando pela sua graça.
O Marajá de Kapurthala, uma cidade no meio da Índia, faz de tudo para conquistar sua amada, mas não aceita ser uma mercadoria a ser comprada. No entanto, Anita começa a perceber que o amor do marajá é real e cede, pensando no bem de sua família que será beneficiada.
Apaixonando-se por uma jovem desprovida de educação e 19 anos mais nova que ele, o Rajá providencia para que ela aprenda aquilo que ele considera como sendo de suma importância para que sua "esposa" possa acompanhá-lo em suas viagens. Ele anseia por uma companheira de aventuras, uma amiga e amante, com quem possa compartilhar seus anseios e pensamentos cosmopolitas, algo que não encontraria na Índia. Anita apreende tudo com vontade e perfeição, e logo se vê pronta para ingressar numa viagem que mudará toda a sua vida e existência.
O que parecia ser um conto de fadas na vida real, uma jovem espanhola pobre que virou a Princesa de Kapurthala, se envolve com um mundo até então desconhecido. Descobriu uma Índia tradicional e rígida, onde é comandada por forças britânicas, mas que ainda mantém tradições milenares da cultura hindu e muçulmana, permitiam a existência de pequenos "principados", contato que os Rajás se curvassem diante de sua autoridade suprema. Anita conheceu as quatro primeiras esposas de seu marido, com as quais teve quatro filhos. Ainda percebe que nessa sociedade tão diferente daquela na qual foi criada, as mulheres indianas veem