RESENHA NILCEdocx
576 palavras
3 páginas
RESENHA: TERCEIRO SETOR, QUALIDADE ÉTICA E RIQUEZA DAS ORGANIZAÇÕES.Esse texto, realizado em forma de artigo, expõe vários pensamento sobre o tema. Busca identificar e, de certa forma provar ao leitor, as potencialidades do Terceiro Setor para a solução objetiva dos problemas sociais que impactam nosso país. Segundo Aquino Alves, um dos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas, o Terceiro Setor é como o espaço institucional que abriga ações de caráter privado, associativo e voluntarista voltadas para a geração de bens de consumo coletivo, sem que haja qualquer tipo de apropriação particular de excedentes econômicos gerados nesse processo.
A expansão do Terceiro Setor como citam os autores, é considerada um fenômeno sociocultural, onde estimulam estudos e pesquisas para maior compreende-lo. Dessa forma, é importante entender a magnitude deste setor para a atual gestão brasileira, que deixa a desejar em problemas básicos, como educação e saúde, por exemplo. Então, é possível perceber a importância da Qualidade Ética dos Gestores nas organizações sem fins lucrativos.
Essas organizações buscam o bem comum e a defesa de direitos, justiça e liberdade da sociedade, por isso, organizam grupos para que seus ideais sejam alcançados e transformados na melhora de qualidade de vida. Cada ONG tem um objetivo: algumas procuram ajudar crianças órfãs, outras, procuram recuperar rios e igarapés. Todos os aspectos deficientes da sociedade são analisados.
Essas organizações sem fins lucrativos, devem possuir a confiabilidade do povo para que haja um bom retorno e avanço em suas causas sociais. No geral, as organizações filantrópicas, conhecidas pelo apoio aos menos favorecidos, é que possuem mais confiabilidade, pois são assuntos delicados e que mexem com o emocional das pessoas.
A partir das ideias apresentadas pelos autores, é possível afirmar que o sucesso de uma organização sem fins lucrativos, depende da administração ética do gestor. Pois possuem a capacidade de expansão e