Resenha Neu
Além de resgatar significados da filosofia na Grécia antiga, o autor também nos mostra conceitos dos pré-socráticos quanto à mesma, que relatavam que filosofar era saber totalmente da realidade, e isso, apesar de tomar vários rumos distintos de expansão, esta ciência carrega consigo o sentido na busca de um saber por inteiro com clareza e profundidade. Filosofar é algo apto a todo e qualquer ser humano, seja ele qual for, independente de seu ambiente social ou escolhas, afinal, a filosofia trabalha no âmbito de problematicidade, ou seja, usa desse meio para compreender e dar ou amplificar sentidos. A ética atua na cultura, constata a mudança de valores de cada civilização, trabalha em refletir criticamente sobre eles, já a moralidade, confere significados, valores desta realidade.
O papel desempenhado na sociedade recebe influências de “ modelos”, ou seja, cada sociedade se organiza de forma diferente, uma vez que a forma como seus membros irão agir em determinada área depende da composição do seu jeito de ser, digamos que seu jeito influencia totalmente no que deve ser. Éthos e mores apesar de possuírem mesmos significados nem sempre se identificam. Ethos está ligado diretamente à costumes, onde o ser humano não recebe, e sim, constrói. A ética reflete a moral, problematiza-a e busca nisso suas soluções, busca também sentido, fundamento em suas ações.
Na prática profissional, filosofia nada mais é que entender os problemas do meio educacional, busca-os e tenta decifrá-los abrindo caminhos, permitindo novos saberes, novas buscas de inúmeras perguntas geradas no ambiente filosófico educacional.
A educação é dependente da cultura, que fornece saberes antigos mas de grande importância para a sociedade seja na educação ou sociedade, que juntos se fazem referencia para um ensino de boa qualidade. O homem é dependente do mundo para sobreviver, utiliza da natureza, sem se relacionar diretamente com ela, a fim de somente suprir suas necessidades, dessa