Resenha Mr James
O Filme Mr. Jones tem como pano de fundo o transtorno de humor Bipolar, distúrbio que alterna episódios depressivos com episódios maníacos, o filme não se aprofunda em detalhes dessa patologia, porém é bastante ilustrativo. No inicio do filme, sentimos que Mr. Jones é uma pessoa muito ativa, feliz, mas no decorrer do filme percebemos que essa alegria exagerada, trata-se na realidade de euforia, característica de episódios de mania (a fase bipolar em que predominam sintomas de felicidade e empolgação excessivas). Mr. Jones em uma das primeiras cenas sobe em cima do telhado de um prédio em construção e abre seus braços parecendo que quer voar, nesta cena já podemos notar crises delirantes (maníaca), mostrando ausência de medo, por conseqüência de seu ato é internado em uma clínica psiquiátrica, onde é tratado como portador de esquizofrenia paranóide, iniciando um tratamento com a psiquiatra por quem se apaixona, esta percebe que seu diagnóstico está errado, pois pelos sintomas que apresenta tudo leva a crer que se trata de transtorno de humor bipolar (tratado no filme por Psicose maníaca depressiva) e não esquizofrenia, pois Mr. Jones não apresenta outros sintomas psicóticos, como alucinações, fenômenos relacionados ao pensamento: roubo, perseguição ou traição (sintoma de esquizofrenia). Outra cena que também percebemos um dos momentos auge de sua euforia é quando ele está num concerto, numa apresentação musical de uma orquestra ele sai da platéia e sobe no palco e começa a reger a orquestra.
O diagnóstico incorreto é freqüente, porque as crises confundem muito com outros transtornos, e o profissional pode tratar apenas o estado momentâneo que o paciente apresenta, na realidade, o distúrbio é difícil de ser diagnosticado.
Também podemos observar no filme que a vida de Mr. Jones era totalmente desorganizada, pois ele não seguia uma linha de tratamento, apenas se medicava durante as internações, e depois parava julgando que não precisava