Resenha metzger
Prof. Ms. Rosemberg Ferracini
Teoria da Paisagem
Resenha: O que é ecologia de paisagens
Autor: Jean Paul Metzger
Apresentação
Metzger inicia seu texto expondo que pretende abordar de forma integradora as duas linhas de compreensão da ecologia da paisagem, uma originária da Europa em meados do século passado e outra mais recente surgida a partir do workshop norte-americano em Illinois, além de apresentar as novas perspectivas que a ecologia da paisagem traz para a ecologia.
A duas principais abordagens de paisagem
Visões de paisagem
Nesse item do texto o autor faz um resgate histórico do uso da terminologia paisagem, desde o uso no “Livro de Salmos”, passando pelo termo utilizado pelo dicionário e a primeira vez no universo cientifico, com Von Humboldt entendida como “característica total de uma região do globo terrestre”.
De tal forma que a paisagem em cada contexto utilizado terá uma interpretação própria, embora vinculação do homem com o ambiente, e do espaço vivenciado esteja presente na maioria dessas definições.
Dentro desse resgate histórico Metzger também menciona o primeiro uso da ecologia da paisagem pelo biogeógrafo Carl Troll e a utilização do termo ecossistema por Tansley.
Nesse ponto texto o Metzger faz a diferenciação do estudo pela visão ecossistema do estudo realizado através da paisagem, de acordo com o autor enquanto o estudo da paisagem tem como preocupação a espacialidade e a sua heterogeneidade englobando tanto o natural quanto o cultural, o estudo através do ecossistema, tem como foco a interdependência de seus componentes, existência de um ciclo da matéria e de mecanismo de auto-regulamentação, buscando compreender a reação das comunidades com o meio abiótico.
As abordagens “geográficas” e “ecológicas”
Carl Troll e pesquisadores, especialmente geógrafos, da Europa Oriental foram quem deram o primeiro impulso ao surgimento da ecologia da paisagem essa