Resenha metodologia
Francisca Sandra Cardoso Barreto é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1997), Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília-UNB (2010), Membro da Sociedade Brasileira de Bioética-SBB. Atualmente é professora titular da Faculdade Integral Diferencial, na qual atua como Revisora e membro do Conselho editorial da Revista Facid: ciência e vida. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, ética e filosofia.
O artigo, publicado na Revista Facid, é composto por cinco partes: Introdução; A ética e suas acepções; As publicações científicas: Fraudes, Falsificações e plágios; As publicações científicas: Regulamentos e Legislação e, em seguida, Considerações finais.
O objetivo é refletir diante dos problemas éticos nas publicações científicas exemplificando problemas históricos e mostrando as disposições legais que envolvem o assunto. Problemas estes que estão relacionados com o grau de confiabilidade que envolve os pesquisadores e as publicações científicas.
Os casos de fraude das pesquisas estão regulamentados em dois pontos: o primeiro está associado à necessidade dos pesquisadores em publicar cada vez mais os resultados das suas pesquisas; o segundo está relacionado aos critérios éticos tanto por parte dos pesquisadores quanto daqueles que são responsáveis pela divulgação dos resultados das pesquisas científicas. O artigo traz exemplos de vários tipos de pesquisas que foram descobertas como sendo fraudes, falsificação e/ou plágio. Esses problemas muitas vezes são decorrentes da pressão que os pesquisadores e instituições para que publiquem cada vez mais os resultados de suas pesquisas. Isso gera a necessidade de, cada vez mais, publicarem-se pesquisas originais,