Resenha Matura O
Crescimento, Desenvolvimento, Alimentação e Vacinação do Adolescente
Professora: Dra. Márcia Christina Caetano Romano
Nome: Lívia Mara Tavares Martins – Assistente Social Residente
Resenha do texto: Aspectos Maturacionais e engajamento social de adolescentes em Jogos recreativos Os autores definem a adolescência (pré e pós-adolescência) como a fase de transição entre infância e idade adulta, uma passagem que pode durar até dez anos, dependendo do indivíduo, de seu ambiente social, escolar e familiar. No aspecto biológico sua principal característica é o início do aparecimento sexual, mais conhecido como puberdade e no aspecto cultural é marcada pelas independências, financeira e emocional em relação à família.
A adolescência sempre foi uma fase conhecida pelos “desajeitamentos” e “descoordenações”. Porém Sprinthall e Collins (2003) apontam que se os adolescentes são mais desajeitados do que indivíduos de outras idades, isso decorre principalmente pelo seu embaraço ou pelas características pessoais do sujeito, não se relacionando somente com o crescimento físico descompassado.
A idade da menarca nas adolescentes e suas decorrências no processo de crescimento, desenvolvimento e também aptidão física. Borges e Schwarztbach (2003) fizeram essa análise com adolescentes de Marechal Cândido Rondon- PR, com idades entre 9-14 anos e encontraram que a intercorrência da menarca ocorreu entre 12 e 16 anos no grupo pesquisado, sendo os maiores índices em meninas de 11 anos (40,8%) e 12 anos (36,7%). Já Borges e Pires Júnior, desenvolveram uma pesquisa em Londrina/PR com meninas de 6 a 17 anos e neste estudo 98% das meninas pesquisadas já haviam tido a menarca até os 13 anos de idade, sendo que a menarca mais precoce se deu aos 7 anos de idade. Estes últimos autores procuraram justificar esses achados pelas influências de fatores socioeconômicos na ocorrência da menarca precoce, pois, segundo eles, nas populações