Resenha LOG STICA
Avaliação comparativa do desempenho de três cadeias de suprimentos em manufatura
Foram avaliadas três cadeias de suprimentos em manufatura com características semelhantes. Os especialistas calcularam e mencionaram as dimensões de desempenho com o objetivo de analisar os resultados que podem ser de grande importância como instrumento de gestão em cadeias de suprimentos.
A diversidade e a complexidade nos processos logísticos dificultam a comparação dos processos em cadeias de suprimentos. Para Cooper e Ellram (1993), a integração das operações é vertical e os objetivos perseguidos por individualidades com autonomia plena. Christopher (2002), intende que, cadeias de suprimentos é uma rede de organizações, com atividades e processos nos dois sentidos e produzem bens e serviços para o cliente final.
Para Simch-Levi e Kaminski (2003), cadeias de suprimentos envolvem todos os processos para atender o cliente final e não só transporte e armazenagem.
O estudo tomou como base o modelo SCOR (Supply Chain Operations Reference Model), é um modelo destinado a representar, analisar e configurar cadeias de suprimentos, através de uma abordagem de processos.
Foram analisados macroprocessos como: planejamento, fornecimento, produção, entrega e retorno. A partir daí foram analisados e comparados atributos de desempenho e práticas como confiabilidade, velocidade, flexibilidade, custo, eficiência, entre outros.
Para finalizar, este estudo contribuirá para interpretar regularidades, testar ideias sobre situações, aprimorar e validar os resultados obtidos para a formação de uma futura teoria contribuindo para uma melhor estruturação dos processos e com capacidade de mensurar e avaliar desempenhos em cadeias de suprimentos.
A avalição também traz informações para o benchmarking avaliar as operações e comparar as práticas entre empresas em busca de melhorias, inovações, estrutura, instalações, equipamentos e sistemas de informações. A final medição de