Resenha livro antígona , com os conceitos de physis e nómos
Conceito de Physis e Nómos
Conceito de Physis leis da natureza, leis dos Deuses, passado de gerações a gerações, são leis criadas pelas vontades dos homens.
Conceito de Nómos leis do estado abandona a consideração fenômenos Deus ou natureza, o conhecimento Nómos teria um de seus fundamentos “ver para prever, a fim de prover” conhecer a realidade pra planejar a ação ou reação que acontecerá a fim de o ser humano possa melhorar sua realidade.
Physis e Nómos no livro Antígona:
Creonte Tirano promulgou uma lei para os cidadãos que atentassem contra as leis da cidade, após a sua morte, não poderiam ser enterrados, o que era uma grande ofensa para o morto e para sua família, pois a alma do morto não teria paz.
Creonte utilizou as leis Nómos (estado), leis criadas por ele, o Tirano, contra a lei Physis (natureza), lei dos deuses. Leis passadas de gerações a gerações, para que os cidadãos da cidade de Tebas não fossem contras as leis do estado, nem atentar contra as mesmas. “Se tu foste contra o estado, atentando-se contra ele ou quebrando suas leis, terás sua morte e não será enterrado e não fará a transição adequada para mundo dos mortos.”
Ocorreu uma guerra civil onde dois irmãos que lideravam lados opostos, teriam sido mortos em combate. Etéocles será honrado e Polinices será desgraçado, por ter sido contra o estado e não terá o ritual sagrado de santificado. Seu corpo não terá um enterro. Será deixado para que os animais o devorem, sendo assim não teria uma passagem adequada para o mundo dos mortos.
Antígona irmã de Etéocles e Polinices e noiva de Herão filho do tirano Creonte, ao saber que seu irmão não teria sua passagem para o mundo dos mortos, devido a ter ido contra as leis do estado realiza o enterro do Polinices. Creonte ao descobrir que Polinices foi enterrado, ordena ao Sentinela vá à busca de quem descumpriu as leis do estado, para que sejam realizadas as punições necessárias.