Resenha Inteligencia Financeira
RESENHA: Inteligência Financeira
Disciplina: Contabilidade ministrado pelo professor
Divanir
Acadêmica: Jéssica Rodrigues de Carvalho
UBIRATÃ-2015
Inteligência Financeira
“Pai Rico Pai Pobre” (RJ: Campus – 2000. 186 paginas) por Robert Kiyosaki, autor de diversas obras no qual aborda assuntos de financias pessoais. Com participação da coautora Sharon Lechter. Nesse livro o escritor americano nos ensina a lidar com o dinheiro de modo a de rendê-lo mais.
Em apenas dez capítulos, ele nos faz passam excelentes conselhos com objetivo de ensinar a lidar com o dinheiro e buscar a independência financeira através de uma boa gestão.
Durante o livro, Robert Kiyosaki fala sobre a questão dos ativos e dos passivos, o que é algo bastante interessante. O autor afirma que ,ativos coloca dinheiro no seu bolso e o passivo tira dinheiro do seu bolso. Reafirma também que se seu padrão for gastar tudo o que ganha, o mais provável é que um aumento de dinheiro disponível, apenas resulte em um aumento de despesas. No decorrer da obra, ele fala sobre a “Corrida de ratos”. Este conceito explica o que aquilo que grande parte das pessoas faz: começa por receber os seus primeiros salários, compra uma casa, um carro e endivida-se. Por isso, acabam sempre ganhando mais e gastando mais, chegando ao final das suas vidas com pouco dinheiro. Segundo o autor, não importa o quanto se ganha, mas sim o quanto se guarda. Para construir um grande império, devemos planejar.
Robert diz que um profissional deve se preocupar em apreender, em ampliar seus conhecimentos, ele aconselha que saibamos aproveitar o tempo ao nosso favor.
A obra é criada a partir da historia de um garoto que tem dois pais um rico e um pobre. Enquanto o pai pobre dizia para que ele “estude muito para trabalhar em uma boa empresa “ seu pai rico afirmava “estude arduamente para comprar uma boa empresa” “O pai pobre dizia: “o amor ao dinheiro é a razão de todo o mal.” O pai rico: “a