Resenha- ideologia do desenvolvimento de trabalho
O governo na forma populista, idealizado por JK, tinha como real intenção, fortalecer o capitalismo, promovendo o poder de reenvidicação e decisão dos trabalhadores, fazendo com que os mesmos apõem a classe burguesa. Os processos de conscientização e politização dos trabalhadores os tornaram melhor organizados e mais produtivos. Caráter populista do governo de JK e a dinâmica operada no sistema brasileiro, assegurar-lhe forçar para passar sobre as dificuldades de gerar um clima de otimismo e confiança no país. Qualquer obstáculo natural é passível de superação. O desenvolvimento econômico terá como consequência a eliminação da pobreza.
Os altos índices de crescimento econômico nacional, favoreciam a imagem do governo de JK.
As contradições geradas pelo crescimento econômico vão se tornando mais evidentes, mas, tem como efeito colateral a inflação, que se agrava assustadoramente e os salários reais dos trabalhadores tendem a cair
A aplicação do poder das classes populares causam transformações no governo populista e a participação na estrutura do mercado com a criação de geração de empregos e maior possibilidade de consumo.
Com as exigências da estrutura do novo mercado de trabalho, fundamentado na industrialização, levam JK a defender uma formação técnica profissional, jogando na Educação a desenvolvimento econômico no Brasil.
A educação dos adultos passa do mero objetivo da afalbetização para formação de eleitores, e passa para formar indivíduos que saibam da relevância de sua participação na mudança das estruturas sócio-economicas do país. Nessa conjuntura expande-se a campanha de erradicação do Analfabetismo.
Simetricamente difunde o Serviço Social Rural com o intuito de através de cursos intensivos, formar pessoal qualificado para orientar programas de desenvolvimento econômico nas áreas rurais.
Janio Quadros se diferencia de JK e propõe um modelo de governo cujo epicentro seja o homem e não o