Resenha homen de honra
FELIPE PEREIRA GRATIVOL
A REVOLUÇAO INDUSTRIAL
VILA VELHA
2013
Felipe pereira grativol
A revolução industrial
trabalho apresentado ao professor
Luis Antonio, na disciplina de
Fundamentos da segurança do
Trabalho como requisito da nota
Parcial do 1º bimestre_ turma :b do
Primeiro período
VILA VELHA
2013
A revolução industrial
Introdução
A revolução industrial teve inicio no século XVIII , na Inglaterra,com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na idade media o artesanato era a forma de produzir mais utilizada,na idade moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas de produção acelerada, buscou alternativas para melhora a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
Pioneirismo inglês
Foi a Inglaterra o pais que saiu na frente no processo de revolução industrial do século XVIII .Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possui grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para alimentar as maquinas e as locomotivas a vapor. Alem das fontes de energia,os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro,a principal matéria prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância, também favoreceu a Inglaterra, pois avia uma massa de trabalhadores procurando emprego no século XVIII, A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fabricas, comprar matéria-prima e maquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também deve ser destacado como o importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.
Avanços da tecnologia
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e maquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a maquina substituiu o