RESENHA HOBSBAWN, Eric. A ERA DAS REVOLUÇÕES.
FACULDADE
DEPARTAMENTO
Disciplina: História Moderna II
Professor:
Alunos:
HOBSBAWN, Eric. A ERA DAS REVOLUÇÕES.
O Mundo na Década de 1780
1. GEOGRAFIA E DEMOGRAFIA
O pouco conhecimento geográfico, as grandes distâncias e a precariedade dos meios de transporte comparados aos nossos atuais, tornavam o mundo relativamente maior para o homem do final do século XVIII. Havia uma menor disponibilidade de informações sobre o mundo conhecido, pois os mapas eram menos precisos e os meios de transporte e o pouco conhecimento a cerca dos lugares aos quais se pretendia ir tornavam as distâncias muito maiores.
O mundo possuía cerca de um terço do contingente populacional de que dispões atualmente, estando maiores densidades demográficas na Ásia e as menores na América e Oceania. Além disso, era uma época em que não havia uma grande disponibilidade de alimentos, o que tornava a população ao redor do mundo menor que a atual tanto em estatura quanto em peso.
2. COMUNICAÇÃO E TRANSPORTE
As formas de comunicação eram rápidas e abundantes comparadas com as da Idade Média, tendo como principal inovação no transporte terrestre a criação do sistema de diligências ou carruagens postais, que prestavam o serviço de correio daquela época.
O transporte de passageiros ainda era precário por terra, sendo que a maior parte da população viajava à pé. O transporte por água era mais rápido e confortável, porém, intermitente. Era mais fácil ligar as cidades por água do que por terra.
De qualquer forma, a grande maioria das pessoas não viajava, o que considerava uma grande aventura. A maior parte da população vivia a vida inteira onde nascia e crescia, não tendo muito contato com lugares exteriores.
A imprensa era precária, a não ser pelos periódicos das classes média e alta. Além do que, pouca gente sabia ler.
3. CAMPO E CIDADE
A população era predominantemente rural. Havia muitas cidades de médio e pequeno porte, mas poucas cidades de grande porte,