Resenha fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social i.
BOGADO, F.T., BRANCO, Patrícia Martins Castelo, Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social I. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009
2- RESUMO DAS UNIDADES DOIS E TRÊS DA OBRA
O livro é constituído de unidades, as autoras traduzem com responsabilidade, experiência e fundamentação sobre a influência do capitalismo, do Estado, da Igreja na criação do Serviço Social.
Na segunda unidade, as autoras discutem, em parágrafos, sobre a relação entre capital e trabalho, modo de produção, divergências entre classes, conflitos decorrente ao capitalismo, tentativas de dissolução e controle da questão social no período da Revolução Industrial.
No primeiro parágrafo, discute-se sobre a relação entre capital e trabalho na sociedade no início da “Revolução Industrial”, abrangendo divergências entre as diferentes classes, o modo de produção capitalista, que cujo fim é a acumulação da riqueza, procedente da apropriação do trabalho excedente dos proletariados, mais valia, visando o lucro pela economia de tempo na produção dos produtos. O trabalho também era visto como uma mercadoria, que precisava estar em boas condições de uso, pois só assim estaria no mercado de trabalho adentrando no circuito do capital, vendendo sua força de trabalho em uma determinada jornada, por um salário que não lhe dava condições de sobrevivência, para a classe capitalista, transformando-se em produtor dos produtos, ou seja, das riquezas.
O capitalismo é um modo de produção que surgiu com uma transformação da sociedade resultando na divisão social onde a dominação do processo de produção é imposta pela burguesia e a subordinação aos trabalhadores, porém, continuamente mediados entre si. As mediações de primeira ordem que são desprovidas de hierarquia, homem e natureza, foram subordinados e afetados profundamente pelas de segunda ordem, elementos de devoção extrema e alienantes de controle social. Os proprietários não lucram somente da produção do trabalhador,