Resenha Filme
O filme retrata a biografia de Martim Lutero, o homem que revolucionou a história da humanidade com suas convicções religiosas.
Revoltou-se contra a igreja católica, que em sua opinião, na época usava de seu poder e suas interpretações equivocadas das escrituras sagradas para enriquecer-se.
Martim Lutero era um homem cheio de dúvidas e que se sentia atormentado pelo diabo a ponto de conversar com ele. Acreditando ter recebido um chamado divino tornou-se padre e doutor em teologia pela Universidade de Wittenberg.
Enviado a Roma pelo seu superior e orientador espiritual Johann von Staupitz se deparou com um povo sofrido e que pagavam pela salvação através de indulgências vendidas pelo padre Johann Tetzel, dinheiro que seria usado para construção de uma nova basílica.
Decepcionado com as práticas da igreja católica e a forma de como eram interpretadas as escrituras sagradas, publicou um documento com 95 teses condenando a postura do Papa Leão X e os outros membros do clero, a partir deste momento suas convicções passaram a serem públicas e com está atitude passou a afetar a imagem da igreja na pessoa dos cardeais e do papa.
Na tentativa de levar sua verdade ganhou inimigos, mais também o apoio da Ordem dos Agostinhos e do corpo docente da Universidade de Wittenberg, sem falar do Príncipe da Saxônia Frederico III que o protegeu diante do confronto com a igreja, principalmente quando o Papa se uniu ao Imperador Carlos V com intuito de que ele fosse julgado, e em Roma, para se redimir. O que não aconteceu, pois o julgamento ocorreu em Augsburg e Lutero se recusou a negar suas teses publicamente. Rompendo definitivamente com o catolicismo.
Após o julgamento excomungado se tornou foragido, também com a ajuda do príncipe Frederico III, neste período para que todos tivessem acesso às escrituras sagradas ele traduziu a Bíblia para o idioma alemão, até então só existia em Latim e era guardada pela igreja católica com a justificativa que