Resenha - filme: perfume de mulher
Filme: Perfume de Mulher
O filme aborda temas interessantes e a importância de manter o relacionamento com as pessoas que tem deficiência visual. Os valores mostrados no filme são: Amizade entre gerações, família, o respeito pelos mais velhos, a honra, a honestidade, aprendizagem inerente do adolescente que se faz homem e o amor.
O garoto simples foi estudar numa universidade bem sucedida através da bolsa de estudos. Para conseguir ir ver os pais que moram em Oregon, decidiu procurar um emprego e conseguir o dinheiro para viajar no Natal. Então, aceitou o emprego de pajem de um coronel arrogante e áspido que no feriado de ação de graças decide viajar para Nova Iorque, onde pretendia se instalar num hotel de luxo, comer nos melhores restaurantes, fizer amor com uma bela mulher e conduzir uma bela Ferrari antes de suicidar.
O coronel se sente infeliz e culpado por estar cego. Por que foi brincando com uma granada que o deixou naquele jeito. E com essa culpa, se defende sempre através da sua arrogância. Com isso conseguiu desenvolver seus outros sentidos e o mais aguçado é o olfato, pois é através de um perfume de uma mulher consegue descrevê-la e também saber suas características e personalidade de qualquer pessoa.
Um ponto negativo deste filme foi que o coronel desistiu da vida, pois acredita que será impossível viver na escuridão e que as pessoas não sentem mais amor por ele. Entra em depressão e planeja o suicídio.
O ponto positivo é amizade que ele cria com o Pajem e descobre que da pessoa que ele menos esperava demonstrou respeito e amor por ele. E lhe mostrou que é importante seguir a vida mesmo tendo um problema cheio de limitações. Então, percebe que ele é capaz de viver na escuridão, mas enxergando de uma forma diferente, ver e sentir a pessoa por dentro, através de seus sentimentos.
Os dois criam um laço de afinidade como se fossem pai e filho e o coronel até ajuda o garoto num problema da escola. E volta para casa mais alegre