Resenha filme jamaica abaixo de zero
O filme conta a história real de quatro atletas jamaicanos que se reúnem para montar a primeira equipe de bobsled para disputar as Olimpíadas de Inverno de 1988 em Calgary no Canadá. Totalmente desacreditados e motivo de piadas, eles conseguem contratar um ex-atleta da modalidade para treiná-los. O que parecia piada se torna realidade, eles conseguem montar uma equipe competitiva para disputar esta corrida no gelo, mesmo treinando em um país tropical e com todas as condições adversas, inclusive a falta de material para o esporte.
Esta história que ao mesmo é tempo engraçada e emocionante, com certeza deixa com um nó na garganta todos aqueles que apreciam esporte, e principalmente passa uma lição de força de vontade e um ótimo sentimento de esperança.
Liderança e Motivação
Estímulo
A motivação é impulsionada pela fé, pela crença em nossas capacidades e pela força de vontade. Ilustra bem um verso de uma música de Renato Teixeira, que diz: “cada um de nós carrega dentro de si o dom de ser capaz, de ser feliz”.
Lembro-me de uma cena no filme “Jamaica abaixo de zero”, em que um personagem estava desanimado, sentindo-se fraco e impotente diante da situação de competir em uma modalidade olímpica inédita em seu país: teria que praticar um esporte de gelo, morando em um local árido e quente. Um amigo leva-o para frente de um espelho e pede que veja a imagem refletida nele.
Pergunta-lhe:
- O que você vê?
- Eu vejo...o Júnior – timidamente o amigo responde.
- Sabe o que eu vejo? – retruca.
- Não...
- Eu vejo força, poder, alguém que não aceita desaforos de ninguém!
- Você vê tudo isso?
- Sim, eu vejo, e agora repita comigo: Eu vejo orgulho, poder, e um guerreiro que não aceita ofensas de ninguém...
E Júnior repete as palavras do amigo pronunciando-as com vibração, força e determinação. Em seu semblante, em sua voz, em seus músculos contraídos, no brilho de seus olhos percebe-se o resgate dessa