Auditoria
As técnicas contábeis
Para atingir sua finalidade, a Contabilidade utiliza-se das seguintes técnicas contábeis:
Escrituração
Demonstrações contábeis
Auditoria
Análise de balanços
Escrituração
A escrituração é o registro dos fatos que ocorrem no patrimônio. Esse registro obedece a princípios e normas contábeis consagrados pela doutrina e pela técnica e é feito em ordem cronológica, o que dá à Contabilidade característica de verdadeira história do patrimônio.
Demonstrações contábeis
Demonstração expositiva dos fenômenos patrimoniais.
Quando essas demonstrações têm em vista as exposições dos componentes patrimoniais, recebem o nome de Balanço patrimonial. Quando visam demonstrar as variações patrimoniais, bem como o resultado econômico de um período administrativo, recebem a denominação de Demonstrações do Resultado do Exercício.
Existem ainda a Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados, para demonstrar a movimentação ocorrida nos resultados de exercícios anteriores e a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, destinada a demonstrar como surgiram os recursos econômico-financeiros manipulados no exercício e onde foram aplicados.
Auditoria
Para mensurar a adequação e confiabilidade dos registros e das demonstrações contábeis, a Contabilidade utiliza-se também de uma técnica que lhe é própria, chamada auditoria, que consiste no exame de documentos, livros e registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, obedecendo a normas apropriadas de procedimento, objetivando verificar se as demonstrações contábeis representam adequadamente a situação nelas demonstradas, de acordo com os princípios