resenha filme do presidente do estados unidos q eu eskeci o nome
700 palavras
3 páginas
Trata-se de um filme que aborda o período histórico dos Estados Unidos em sua Guerra de Secessão. Porém o foco do filme não é a guerra civil e sim o trabalho árduo do então presidente da época, Abraham Lincoln, em aprovar a 13ª emenda à Constituição. Tal emenda daria fim à escravidão no país, o qual também era o motivo da Guerra Civil, uma vez que o Sul dependia dos negros em sua economia agrária. Sendo assim, tinha o Norte lutando pelo fim da escravidão negra, e o sul pela continuidade dela. No século XIX, por volta do ano de 1865, a América vivia uma “democracia”, e esta foi ameaçada pela divisão interna sobre a questão da escravidão humana. Iniciou-se uma guerra entre o Norte abolicionista e o Sul escravagista, não podendo o governo manter a metade escrava e outra metade livre.
Assim, o Presidente da época, Lincoln, fora reeleito, onde tomaria posse apenas no mês de março. Noentanto, sua idéia e esforço era aprovar a Emenda Constitucional no 13, que consistia na abolição da escravidão no país inteiro, antes de seu mandado terminar e tomar posse da reeleição, é dizer, em umprazo corrido de 2 meses, onde, para muitos, sua imagem de “semi-Deus”, devido a certeza de sua vitória na guerra, poderia ser manchada.
É notável que o presidente, neste filme, está em um complicado dilema, sofrendo pressão do congresso. Precisa decidir em encerrar o conflito de vez e evitar mais mortes ou prolongá-lo até que a Câmara pudesse aprovar a abolição da escravidão, uma vez que possivelmente a guerra teria fim com a abolição da escravidão.Com isso,muitos aprovavam ela pois daria fim a guerra, e se caso a guerra acabasse antes de ser aprovado a lei,ninguém mais se importaria com ela,pois para muito o motivo era esse.
É sabido que Lincoln, o presidente, acreditava num ideal de liberdade e direitos iguais a todos os homens, ideal proferido em seu mais famoso discurso, o Discurso de Gettysburg de 19 de novembro de 1863, o qual encima-se declarando “..concebida na Liberdade e