Resenha estado moderno
O PODER JUDICIÁRIO:REPRODUZINDO RELAÇÕES SOCIAIS ESPECÍFICAS
Quando as desigualdades se colocam a ponto de separar categorias de homens em classes sociais, em dominados e dominantes, o Estado surge como necessidade de coesionamento social (Engels) em torno da diferença,sendo um processo surgido e desenvolvido na história.
A história pode ser periodizada a partir dos modos históricos de produção existentes e que definem as formas pelas quais essa desigualdade entre os homens se torna concreta.No escravismo, têm-se a desigualdade absoluta tornada legal, entre escravo e senhor.
No feudalismo, têm-se a desigualdade relativa,entre servo e senhor. No capitalismo,têm-se a desigualdade material entre proletário e burguês, escamoteada por uma igualdade jurídico-formal declarada nos textos constitucionais.
Existem estados que surgem e se desenvolvem para manter a desigualdade entre os homens.
Os Estados são superestruturas fundamentais em qualquer modo histórico de produção fundado na desigualdade entre os homens.
A economia escravista foi desenvolvida e reproduzida por Estados escravistas determinados. A economia feudal foi desenvolvida por um Estado feudal determinado e a economia capitalista só pode se desenvolver porque encontra no Estado burguês uma fonte de apoio para a sua reprodução.
Os diversos tipos de Estado assumem variadas formas organizacionais,jurídicas e políticas que dão origem a diferentes formas de Estado, formas de governo,regimes políticos,e posturas do Estado frente à sociedade civil ou ao terreno do econômico.
O Estado escravista antigo conviveu com diversas formas de governo e com diversos regimes políticos. Também o Estado burguês encontra variantes importantes:formas de estado; formas de governo, regimes políticos, posturas em relação a sociedade civil e ao terreno do econômico.
A opinião de que o Estado burguês seria sempre liberal e democrático é absolutamente falsa.Este Estado burguês pode