Resenha Escolas Cheias Cadeias Vazias
Considerando que o texto em seu subtítulo já traz um resgate histórico das ideologias empregadas nodesenvolvimento de um pensamento educacional brasileiro, e o faz, partindo do rompimento das relações trabalhistas escravocratas, surte então a necessidade de uma instrução a uma nova classe, a qual nãotinha nem domínio das artes da leitura e da escrita, não possuía bens, nem uma propriedade ou moradia dignas.
Um exemplo comum na atualidade é que o povo desprovido de instrução, sem as capacidadesbásicas para um desenvolvimento profissional, fica a margem da sociedade, e no rompimento das condições trabalhistas no século IXX, os escravos tornaram-se esse povo marginal, visto com aversão pelaclasse rica que o considerava sujo, imoral, vicioso e propenso ao crime e a loucura. No entanto um parlamentar baiano verificou a necessidade de instruir o povo visto que: “quem não sabe escrever emlinha reta não sabe andar em linha reta.” Em aproximadamente 1500 laudas Rui Barbosa, o primeiro Deputado a tentar uma reforma efetiva da educação brasileira, partia de uma questão pertinente: “o quefaremos deles e, mais importante, que farão eles de nós?”. Partindo de influencias vindas dos EUA e Europa e de um pressuposto que ao deixar o povo sem uma educação advinda dos mais nobres, educar-se-iameles mesmos tornando-se assim quem sabe um povo rebelde, o qual se manifestaria contra os possuidores da nação.
Embasado em teorias positivistas, em exemplo de uma educação já realizada no exteriorcom influencias de pensadores como Fichte, Comte, Thomas Huxley, viu o papel da educação como fundamental para o desenvolvimento de uma nação, capaz de criar sentimentos como o patriotismo, a visãode que o trabalho faz do homem um sujeito digno visto que pode tornar o sujeito através dele mais nobre. Sendo o sujeito educado pelo estado, não seria mais a necessário tanto investimento em...
LER DOCUMENTO