Resenha em nome da rosa
Elabora um comentário critico que leve em consideração aspectos do ordenamento jurídico entre o Código de Hamurabi e o filme “ o Nome da Rosa”
2. o filme
O Nome da Rosa, filme baseado no romance de mesmo nome de Umberto Eco, é uma crônica da vida religiosa do século XIV, onde o Monge Adso de Melk, já em idade avançada, escrevendo in memória, faz uma narrativa de sua juventude do final do Ano de 1327, quando ainda noviço, ajudante e aluno do Clérigo da Ordem Franciscana, Willian de Baskeville, interpretado pelo ator Sean Conney, que chega ao mosteiro para um debate entre membro da Ordem Beneditina, membros da Ordem Franciscana e membros da Delegação Papal.
3. O CONCLAVE O debate entre as Ordens e os representantes do Papa tinha como tema principal a doação de parte dos bens da Igreja Católica para os pobres, assim pregava a ordem franciscana, quando o Conclave teve seu foco desviado para mortes e assassinatos que acontecera no mosteiro.
4. AS MORTES Ao Chegar no monastério Willian de Baskeville se depara com um série de mortes e assassinatos, onde por meio da investigação da lógica, começa a desvendar a causa mortis e o facto mortis.
As mortes giram em torno da restrição do conhecimento da, “preservação do conhecimento não a prescrustação“, de livros gregos, em particular de um livro de Aristóteles sobre poesia e comedia que tem suas paginas envenenada por arsênico, o9 conecimento era restrito a poucos que representava a dominação e poder.
5. A INQUISIÇÇAO O Inquisidor General Bernardo Gui, era a autoridade máxima eclesiástica, encarregada de investigar, interrogar judicialmente aqueles que de alguma forma se opunha aos preceitos ideológicos e teológicos da Igreja Católica, no filme retratado pelos heregis Docinitis ( Ordem seguidora do Padre Docino) que tinha objetivos ideológicos, econômicos e sociais divergentes do Clero. A Inquisição era um recurso de coação e dominação da igreja