RESENHA ELIZETH CARDOSO
INSTITUTO DE ECONOMIA BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS HISTÓRIA ECONOMICA E SOCIAL BRASILEIRA
MARTINS, Kennedy Silva
Elizeth Cardoso nasceu no ano de 1920 e acreditava que nasceu cantando, já que seus pais traziam consigo uma veia musical, o pai era seresteiro e a mãe adorava cantar, aos seis anos de idade ela subiu ao palco de uma antiga casa de shows e pela primeira vez demonstrou seu talento, que futuramente contribuiria para o que hoje é considerado mundialmente, o maior marco brasileiro na industria musical. Elizeth fora apresentada para uma rádio, por um grande amigo que também era música e havia ficado fascinado com sua voz e em alguns anos Elizeth estava muito famosa.
Os discos de Elizeth contribuíram para o que futuramente viria a ser conhecido como Bossa Nova e logo ficara conhecida como Diva nacional e internacional, aclamada pelos críticos e pelo povo brasileiro. Canção de amor de mais, fora um marco, pois foi uma grande canção de Elizeth e exportou sua voz e ainda trouxe o marco de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Em 1964, ela cantou a Baquiana número 5 de Vila Lobos no teatro municipal e a repercussão dividiu opiniões, de um lado a elite branca criticando Elizeth por ser uma mulher negra, cantora, reconhecida a nível internacional e por não ter tido a oportunidade de completar seus estudos e de outro, amantes de música, músicos e admiradores que destruíam um preconceito arraigado para dar lugar ao talento indubitável de Elizeth.
O sucesso, fama e carreira de Elizeth não a foram entregues de mãos beijadas, mas ela teve que trabalhar muito para ser reconhecida, em uma de suas declarações, ela deixa claro o orgulho de ter sido uma cidadã brasileira, negra e mulher que trabalhou arduamente por tudo que teve e tudo que fez, sentiu-se