Resenha Economia da Energia cap 1
O Capítulo começa fazendo uma introdução histórica da economia da energia, voltando na Revolução Industrial para explicar o a situação atual. Ele mostra os pontos históricos onde a matriz energética do mundo foi alterada e quais os motivos geopolíticos para tal. A partir disso, é possível compreender o fato de nossa sociedade ser extremamente dependente de combustíveis fósseis.
O desenvolvimento da indústria ocorreu porque houve mudança na produção de energia que passou da força dos homens e animais para algo mais rigoroso. Para um país que possui elevada industrialização, e consequentemente desenvolvimento econômico, sua população pela totalidade tem acesso às fontes de energia. Ao estudar economia da energia cinco temas são impertinentes para abordar. São eles: a relação entre oferta e a demanda com o crescimento econômico; as condições econômicas e geopolíticas; processo de formação dos preços das fontes energéticas; o papel do estado nas políticas de oferta e demanda, do regime fiscal; o papel das estratégias privadas e das inovações tecnológicas.
O setor energético compreende todo o conjunto de atividades envolvidas na produção, transformação, estocagem, transporte, distribuição e comercialização da energia. As leis físicas que regem os processos de produção de energia podem se resumir no primeiro e no segundo principio da termodinâmica. O primeiro princípio estabelece que a soma da energia de qualquer sistema isolado permanece constante. O segundo afirma que a qualidade (medida de realizar trabalho) da energia envolvida em cada operação se degrada de forma irreversível.
O balanço energético é o quadro contábil que procura descrever os fluxos energéticos ao longo de um sistema. Aplicado apenas para um determinado espaço econômico e um período de tempo definido. O balanço em outras palavras explica a relação entre o setor energético e