Resenha - díaz bordenave
Juan Enrique Díaz Bordenave é agrônomo, Mestre em Jornalismo Agrícola pela Universidade Wisconsin e PhD em Comunicação pela Universidade do estado de Michigan, ambas nos EUA. É consultor internacional em comunicação e é considerado um dos responsáveis pelo pensamento americano da comunicação.
A obra “O que é Comunicação” foi escrita com o intuito de definir e explicar sobre este novo conceito. A importância da comunicação para o ser humano é evidente em qualquer situação. Seja em uma empresa, em uma cidade ou numa área rural: a comunicação é essencial. É esta ideia que o autor trabalha ao longo do tópico "O Meio Ambiente Social Da Comunicação".
O Tópico se inicia com exemplos de situações que envolvem alguma forma de comunicação. É a partir destes exemplos que Bordenave passa a expor suas ideias e concepções. De acordo com o texto, tudo dentro de uma sociedade é ou envolve comunicação: “No estádio de futebol, a comunicação aparece nos gritos da torcida, nas cores das bandeiras, nos números das camisetas dos jogadores (...). O próprio jogo é um ato de comunicação. (...) Na Câmara dos Deputados, a comunicação é a essência mesma de seu funcionamento. (...) A feira do bairro é um ambiente social (...) [cuja] função não poderia ser cumprida sem a comunicação.”, exemplifica o autor.
Ao longo destes exemplos, nos é apresentada a ideia principal do tópico e talvez do livro todo: a de que comunicação e sociedade são conceitos e realidades intrínsecos. O autor nos mostra que a base da sociedade é exatamente a comunicação e que a comunicação, por sua vez, existe como meio de socialização. Mostrando que uma não existe sem a outra.
O primeiro sub-tópico “Comunicação e Socialização” aborda este tema anteriormente apresentado nos exemplos: a ideia de que comunicação e socialização estão profundamente correlacionadas. Nesta parte do texto, Bordenave nos explica que a comunicação primordial,