resenha Domicio Proença filho
Campus Senador Euvideo Nunes de Barros
Curso- licenciatura plena em letras português
Disciplina- teoria da literatura
Docente- Welbert
Acadêmico- Eva Damacena Domício Proença Filho professor e pesquisador em língua portuguesa e literatura brasileira. É doutor em letras e livre-docente em literatura brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina
Filho, Domício Proença A linguagem Literária. Ano 2007 resenhado por Eva Damacena. Acadêmico do curso de letras portuquês da Universidade Federal do Piauí.
Domício Proença Filho em seu livro linguagem e literatura, faz um paralelo entre cultura, língua e literatura, fazendo analise das características e funções da linguagem. Colocando a literatura como uma arte social, o artista como espelho de sua época, com a intenção de tornar essa ficção em realidade através do leitor.
“Linguagem e literatura” é composto por sete capítulos no primeiro o autor inicia falando dos textos literários e não literários. Usando exemplos, nos mostrando que por muitas vezes uma mesma palavra pode mudar de sentido dependendo da forma em que for usada, em algumas vezes uma frase tem um sentido diferente falada oralmente, e adquire outro sentido quando escrita para a literatura. Expondo também a fala e o discurso, a fala no seu cotidiano é afirmada como um instrumento de informação, não sendo necessária uma postura de análise interpretativa, já o discurso literário exige do leitor maior capacidade de interpretação da arte literária por conter a multissignificação. Domício fala dos conceitos dados a literatura, que tem passado por mudanças na sua significação ao longo do tempo.
No segundo capitulo, é usado um poema de Manuel Bandeira para tratar o termo conotação ( modalidade da linguagem rica e expressiva, muito utilizada de modo artístico) Proença Filho explica que na literatura para se compreender o texto é preciso se familiarizar com as formas linguísticas introduzidas no textos, a exemplo do