REsenha do texto O tabuleiro da baiana tem, cultura de Anailde Almeida
571 palavras
3 páginas
O Tabuleiro da Baiana Tem CulturaO texto ‘ O tabuleiro da baiana tem, cultura de Anailde Almeida, professora de sociologia e cultura baiana da Unifacs e doutoranda em planejamento territorial e desenvolvimento regional pela Universidade de Barcelona. Texto publicado na revista de desenvolvimento econômico, em janeiro de 2000, Salvador-BA.
O texto apresenta, em linguagem acessível, dados de pesquisas que comprovam que uma nova conjugação estar emergindo, a relação cultura e economia e como a mesma tem alcançado significativo sucesso dentre as comunidades que adotam este novo modelo. Há também uma preocupação da autora em explicar antropologicamente que o homem difere dos outros animais por seu o único que possui cultura ¹. E que cultura é a capacidade da comunicação oral e habilidade criativa para fabricar instrumentos capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico ². A principal temática abordada no texto é a relação existente entre cultura e economia e como a primeira pode ajudar no desenvolvimento econômico de uma localidade disposta a investir neste novo modelo de desenvolvimento.
Atualmente vivemos em um mundo globalizado onde o padrão de desenvolvimento são os grandes parques industriais e a dependência tecnológica de produção, neste contexto alguns países, como o Brasil, que não investiram em desenvolvimento econômico, social ou industrial, não teriam como competir com as altas tecnologias dos países desenvolvidos. Desse modo, surge um novo “modelo econômico”, para que esses países consigam gerar renda e empregos para a sua população. O Brasil se apresenta com grande potencial para a manutenção deste “novo modelo”, pois possui impressionante diversidade cultural, destacando-se em entre os seus estados a Bahia, segundo colocado em investimentos na área cultural perdendo somente para São Paulo. E assim como a Bahia outras regiões colaborarão para a geração de mais empregos e renda e conseqüentemente o desenvolvimento econômico.
Nesta