Resenha do texto: Relações Públicas, turismo e comunidade local. De Rudimar Baldissera.

568 palavras 3 páginas
Resenha do texto: Relações Públicas, turismo e comunidade local. De Rudimar Baldissera.

No texto Relações Públicas, turismo e comunidade local o autor Rudimar Baldissera abre sua linha de pensamento fazendo um breve estudo sobre o processo comunicacional, no qual o próprio autor descreve que os construtores (seres ativos da comunidade) e as construções da sociedade e da cultura são uma rede de significações formados por processos, como os históricos, sociais, culturais e estruturais, são sistemas vivos que apesar de ter autonomia são influenciados por outros sistemas (como as relações turísticas abordadas mais tarde).
O autor atenta ao fato de que em qualquer relação comunicacional os interlocutores não são “tábulas rasas”, ou seja, todas as interferências comunicacionais têm como resultantes as experiências já vividas pelos interlocutores e as novas experiências que lhes foram propostas. O processo inicialmente formado sofre um desconforto pelas novas situações, gerando uma resignificação e adicionando posteriormente valores, modificados por essas situações, a esse indivíduo.
Ao que tange à comunicação turística Baldissera faz uma descrição parecida da que faz a comunicação, porém, atenta ao fato da falta de processos planejados para essas ocasiões, caracterizando-a por ser emergencial. Diz que esses processos não planejados, além de causar problemas aos processos antes planejados se desenvolvem externamente a eles. “Em vez do planejamento, tem-se a improvisação por demanda, ou amadorismo.” (BALDISSERA, R. 2008 p. 128)
Para Baldissera as Relações Públicas atuam como reguladores e planejadores para que a empresa/sociedade atue de forma a não lesar e cultivar, com o comprometimento ecossistêmico, as relações “ (...) a ação de Relações Públicas, nessa perspectiva, entende que a sobrevivência da entidade, como sistema vivo, exige a sobrevivência dos sistemas e subsistemas a ela relacionados. ”. (BALDISSERA, R. 2008 p. 129) e explica que uma entidade (aqui

Relacionados

  • Revista Alaic
    87769 palavras | 352 páginas