avaliaçao de impacto global metro
Introdução
Este estudo tem por base a Análise Custo-Benefíco de dois projectos (A e B) com o mesmo objectivo – melhorar os problemas de acesso aos municípios de Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia e Valongo.
O Projecto A baseia-se na construção de uma rede de circulação por Metropolitano (túneis, linhas de circulação, estações, pontes, acessos às estações, espaços de apoio aos utente) de modo a resolver os problemas atrás referidos. É sobre este Projecto que a nossa Análise irá cair numa primeira parte, pois já disponibilizamos dos Custos e Benefícios referentes ao Projecto B.
O Projecto B tem como alternativa melhorar e modernizar a rede de transportes públicos rodoviários criando vias próprias de circulação que evitem os congestionamentos das vias em que circulam veículos particulares e aumentando o número de equipamentos, dotando-os de maior qualidade. Esta alternativa não absorverá tantos recursos públicos, mas a sua eficiência na resolução dos problemas de tráfego é menor, nomeadamente, tendo em conta que não é alternativa para a substituição do recurso ao transporte individual nas zonas urbanas. Além disso os seus benefícios ambientais são menores.
A Análise teve um carácter pluridisciplinar e foi estruturado e conduzido, maioritariamente, de acordo com a natureza dos impactos - económicos, sociais e ambientais - e a sua incidência territorial. Assim, para além das questões internas ao projecto, de natureza financeira, procuraram-se avaliar as diversas externalidades geradas pelo projecto, nas suas dimensões sociais e ambientais, completadas pelas igualmente importantes externalidades económicas, identificadas às diversas escalas de análise.
Assim, esta Análise Custo-Benefício permitirá aos decisores