Apoio futsal
1- História e Evolução
O Futsal é uma modalidade colectiva, que apesar de só ter sido homologada com este nome num passado bastante recente, desde que se inventou a bola ou algo parecido se praticava futebol de dimensões reduzidas (peladinhas).
Enquanto modalidade jogada com 5 jogadores num espaço reduzido, surgiu nos anos 30 na América do Sul. Juan Carlos Geriani Gravier é por muitos reconhecido como o criador e organizador do primeiro regulamento de futebol de salão. Pensa-se que a modalidade surgiu na ACM (Associação Cristã de Mocidade) em São Paulo (Brasil), onde terá sido regulamentada.
A Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) surgiria a 25 de Julho 1971, no Rio de Janeiro, sendo João Havelange o seu primeiro presidente, a qual passou a superintender os destinos da modalidade a nível mundial.
A designação, Futsal, surgiu devido à conveniente abreviatura não só de FUTebol de SALão (América do Sul) e FUTbol de SALon, mas também de FUTbol SALa (Espanha), uma vez que se tratavam das designações mais conhecidas no mundo.
Portugal despertou para a realidade de futebol de dimensões reduzidas em meados da década de 80, apesar da existência de alguns clubes de bairro que até à data se dedicavam à prática recreativa da modalidade.
Em 1986, reuniram-se as condições para a criação da Associação de Futebol de Salão do Porto, seguindo-se a de Lisboa, e depois a Federação Portuguesa de Futebol de Salão, o organismo máximo da modalidade em Portugal. O Futebol de Salão foi crescendo gradualmente, até que em 1991, o clima de tensão dá origem à separação da Federação Portuguesa de Futebol de Salão, e o abandono dos campeonatos em curso (este movimento foi liderado pela Associação do Porto).
Em 1994, dá-se a tentativa de fusão entre as várias variantes através de um seminário subordinado ao tema “Futebol de dimensões reduzidas”. Em meados de 1997, a Federação Portuguesa de Futebol e a Federação Portuguesa