Resenha do texto: Pequena Introdução à Filosofia da Educação A escola progressiva ou a transformação da escola Anísio Teixeira
Pequena Introdução à Filosofia da Educação
A escola progressiva ou a transformação da escola
Anísio Teixeira
Capítulo VI
Filosofia e Educação
A-) Origem da Filosofia (Segundo John Dewey)
Julgar o homem como uma animal friamente especulativo seria ilusório, pois o homem é um ser repleto de sentimentos como desejos, ódio e afeições, e assim era o homem primitivo, muito mais do que o homem moderno, um ser repleto de emoções e fantasias. A principal e permanente característica que o diferenciava dos outros animais era a memória, pois com ela suas experiências vividas ficavam registradas e podiam ser recordadas a qualquer momento, fazendo dessa característica uma importante ferramenta para ampliar o universo. O homem não vivia apenas das coisas físicas e materiais, mas também das suas memórias, que é a preservação das experiências vividas, que é recordar, reviver.
Se recorda do mais interessante que já viveu, sendo que viver é sempre difícil, mas recordar quase sempre é amável, feliz e tranquilo, trabalho nem tanto de inteligência, mas mais de fantasia.
O homem primitivo, mesmo preocupado com a luta para a sobrevivência e rodeado de perigos, sempre lhe sobrava tempo para longos repousos, onde se recordava de suas lutas, medos e guerras, esses que não lhe exercitavam a atividade intelectual, mas sim a lembrança boa de suas emoções vividas no prazer ou desprazer da lembrança, libertada das dores da realidade.
O homem recordava para seu prazer, e esse recordar o feitio fantasioso de drama e poesia é sua característica histórica. O homem primitivo vivia boa parte do tempo recordando um reconto fantasiado de suas experiências, um sonho acordado. A tradição das mitologias, religiões e superstições eram histórias que os homens de imaginação contavam aos amigos nos momentos de lazer.
O hábito de julgar o homem como um animal racional nas faz pesquisar nas lendas o segredo de significado do universo.
O homem é capaz de ser racional, mas