Resenha do texto Filosofia da Informação
No texto Filosofia da informação Delmo Mattos relata sobre os problemas que o avanço das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), tem causado na humanidade, a partir desses problemas começa a surgir a necessidade da criação de uma nova ciência cujo o objetivo seria questionar o entendimento de como estas informações estão sendo geradas e consumidas pela sociedade. Uma vez que a informação encontra-se em constante mudança podendo surgir de diversas formas a Filosofia da Informação torna-se necessária. Acredita que, para a compreensão dos possíveis problemas informacionais gerados na sociedade o estudo dessa ciência torna-se indispensável.
O autor traz como ideia central a necessidade da criação da Filosofia da informação.Em seu artigo, ele afirma que a sociedade atual gera cada vez mais informação, porém não há uma preocupação em como essa informação tem sido transmitida. Diante disso, ele centraliza seus argumentos em torno dos problemas como o excesso de produção de informação e má distribuição da informação que gera exclusão social. Também trás como argumento a concepção de Heráclito e Parmênides que já buscavam caminhos teóricos e metodológicos para essa filosofia, segundo Mattos, ambos já esboçavam uma discussão sobre a necessidade de definir o que é informação, para que serve e qual a relação da informação com a ciência.
Alguns fatos observados pelo autor é que por meio do domínio das tecnologias da informação é possível ter a percepção da constante circulação dessa informação na sociedade, gerando assim uma fácil e rápida obtenção da informação. Ele afirma que diante desse ambiente é relevante pensar na inserção da informação na sociedade, tornando necessário um questionamento que procura refletir uma pesquisa voltada para uma teoria epistemológica.
No intuito de construir argumentos mais fundamentados, Mattos também traz a tona fundamentos evidenciados por Ilharco,que afirmava que a filosofia da