Resumos e Resenhas
.
Texto resenhado por Lindamir Hoinaski Ribeiro
RESUMOS E RESENHAS Segundo Antônio Joaquim Severino (2007) o resumo é um tipo de trabalho didático comumente exigido em escolas superiores. Severino argumenta que o resumo ou síntese de textos, seja de toda uma obra ou de um único capítulo é o que se faz, muitas vezes, quando do fichamento de um livro.
Severino explica que não se trata propriamente de um trabalho de elaboração, mas de um trabalho de extração de idéias, de um exercício de leitura que nem por isso deixa de ter enorme utilidade didática e significativo interesse científico.
O resumo do texto é para Severino uma síntese das idéias e não das palavras do texto. Não se trata de uma “miniaturização” do texto. Resumindo um texto com as próprias palavras, o estudante mantém fiel as idéias do autor sintetizado.
Severino (2007) alerta para não confundir o resumo/síntese, muitas vezes exigido como trabalho didático com o resumo técnico-científico, modo de apresentação de um trabalho com configuração específica, por exemplo, um artigo trás o resumo. E o resumo atende a idéia central do trabalho, começa informando a natureza do trabalho, objetivos, referencial teórico de apoio, procedimentos metodológicos adotados e conclusão.
Quanto à resenha, recensão (comparação da obra com os manuscritos) de livros ou análise bibliográfica, é segundo Severino, uma síntese ou um comentário dos livros publicados feito em revistas especializadas das várias áreas da ciência, das artes e da filosofia. As resenhas têm papel importante na vida científica de qualquer estudante e dos especialistas, pois é através delas que se toma conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro que acaba de ser publicado, fundando-se nesta informação a decisão de se ler o livro ou não. As resenhas