RESENHA DO PROSLOGION de Santo Anselmo

421 palavras 2 páginas
RESENHA DO PROSLOGION

(ALLOQUIUM DE DEI EXISTENTIA)

SANTO ANSELMO

IDENILSA MARIA BEZERRA SOUSA

RESENHA
O autor, Santo Anselmo, após a publicação de seu monólogo, onde discursa para se próprio a cerca da fé, considera a possibilidade de uma nova obra na expectativa de possibilitar aos eventuais leitores as respostas que somente aqueles que mergulham no silêncio do mar do raciocínio, enfrentando suas turbulentas ondas em busca do oculto, sem medo ou pressa podem desvelar.
Santo Anselmo busca arduamente provar através de um único argumento a existência de Deus.
Sem contestar a existência de Deus, ele parte do pressuposto em que o ato de acreditar facilita a compreensão, a crença passa a ser um órgão de conhecimento, sendo conforme acredita indispensável ferramenta na busca do conhecimento de Deus, quando associada à argumentação, a lógica e a razão. “Sem acreditar não posso compreender”.
A fé passa a ser instrumento em busca da inteligência, pois para ele bem mais que uma coisa seja real no intelecto, se faz necessário compreender tal realidade.
Buscando a sabedoria no princípio da sabedoria, o amor de Deus, através de suplicas e rogos Santo Anselmo anela adentrar a luz inacessível de Deus onde tudo é desvelado.
Seus pensamentos bombardeiam sua mente. Em busca de compreensão tem como análise os atributos de Deus, e de forma contemplativa e questionadora imerge em questionamentos: Como Deus pode ser justo se perdoa os maus, ao mesmo tempo impassível e abundante em misericórdia, ser sensível se não tem um corpo, omnipotente e não pode fazer tudo, como Deus está em todo lugar e não pose ser visto?
Nessa inquietude de pensamentos ele percebe que ver Deus, conversar com o Criador como Adão, um privilégio ceifado pela contaminação do pecado era impossível, haja vista os danos impostos ao que um dia fora a imagem e semelhança de Deus. Necessário se faz uma restauração naquilo que o pecado enfermou nos sentidos da alma, para

Relacionados

  • filosofia medieval
    78027 palavras | 313 páginas
  • COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO A FILOSOFIA VOL. 14
    85374 palavras | 342 páginas
  • filosofia
    85374 palavras | 342 páginas