Resenha do livro o príncipe (maquiavel)
Em sua obra O Príncipe, Nicolal Maquiavel, baseado no conhecimento das ações dos grandes homens, examina as formas de se obter poder e como fazer para mantê-lo.
1)DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODOS O ADQUIREM
No capítulo I, o autor apresenta de que espécies são os principados (hereditários, novos ou com membros acrescidos ao Estado hereditário do príncipe) e de que modos os adquirem (com tropas de outros, com as próprias tropas, por fortuna ou por virtude).
2) DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
A preservação dos Estados hereditários é menos dificultosa que as dos novos, pois se preserva os costumes dos antepassados associados aos novos acontecimentos. Sendo o príncipe dotado de capacidade ele se manterá no poder e se, por ventura, vier a ser deposto volta a conquistá-lo.
3)DOS PRINCIPADOS MISTOS
Os principados mistos, com um membro anexado ao Estado hereditário, apresenta uma dificuldade diferente de todos os principados novos: os homens mudam de senhor esperando melhoras e acabam se revoltando com o senhor atual o que faz piorar a situação. O novo príncipe deve intimidar seus súditos com seus soldados pois é necessário o “apoio” dos habitantes, se esses não são amigos do seu governador devem, ao menos, temê-lo.
Quando os Estados são conquistados e anexados a um Estado antigo sendo da mesma língua será fácil mantê-los unidos, no entanto, quando apresenta diferenças de línguas, leis e costumes o conquistador terá muitas dificuldades e a melhor maneira de lidar com essa situação é o Estado ser habitado por seu conquistador. Outra solução poderia ser instalar colônias em um ou dois pontos que sejam como grilhões postos àquele Estado. Esta espécie de principado apresenta certa fragilidade à manutenção do poder devido a necessidade que se tem delegar autoridade a outras pessoas afim de manter unidos os territórios, sendo que muitas vezes estas podem se tornar tão poderosas a ponto de serem senhores absolutos da