Resenha do livro o prícipe
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
lilian duarte medina
RESENHA DO LIVRO: “O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL”
Niterói 2011
LILIAN DUARTE MEDINA
RESENHA DO LIVRO: “O PRÍnCIPE de maquiavel”
Projeto apresentado à Disciplina de Ética, Valores humanos e transdisciplinares do Curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como requisito parcial para aprovação.
Orientador: Leocir Dal’ Pai Mestre em Administração
Niterói
2011
Introdução
O autor é italiano natural de Florença o mais alto funcionário da Segunda Chancelaria de Florença teve oportunidade de fazer várias viagens diplomáticas, onde pode conhecer grandes personagens da época. Como escritor publicou entre outras obras como “A Mandrágora”, “A arte da Guerra”, “Comentário sobre a Primeira Década de Tito Lívio”.
A presente obra é um livro de orientação prática de algumas ações políticas que o príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder. O escrito se desdobra em 26 capítulos.
Capítulo 1, “Os vários tipos de Estado, e como são instituídos” (p.29), apresenta dois tipos de principados o hereditário e o adquirido, e aponta quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna.
Capítulo 2, “As monarquias hereditárias” (p.30-31), afirma que o principado hereditário é o mais difícil de ser conquistado, e mais fácil de manter o poder, pois o povo esta acostumado a ser dominado pelos seus governantes.
Capítulo 3, “As monarquias mistas” (p. 32-42), o autor apresenta qual o método que o soberano deve fazer para conquistar o Estado. A primeira ação que o príncipe deve tomar é eliminar a linhagem do principado anterior, e a segunda não mudar o costume